RSS

Motor Magnético Chines


emmdrive.jpg

Procure por motores magnéticos e dois em cada três resultados vão te levar para aqueles sites de proto-pseudo-ciência, ao lado de coisas como motos-contínuos e outras curiosidades.

Mas a China não quer nem saber se dá ou não dá para fazer o tal do motor eletromagnético - eles estão fazendo. E segundo, o Dr. Roger Shawyer, criador do conceito, a coisa vai funcionar. O desafio foi aceito pelo professor Yang Juan, da Northwestern Polytechnical University.

A idéia é espetacular: um motor que possa ser usado tanto no espaço quanto aqui embaixo. Segundo cálculos do Dr. Shawyer, uma espaçonave com o motor eletromagnético vai da Terra a Marte em 40 dias, enquanto um foguetão, como dizem os patrícios, dessas coisas antiquadas que saem soltando fumaça para tudo quanto é lado, levaria ao menos 6 meses.

O motor eletromagnético utiliza microondas para converter energia elétrica em empuxo, que "é produzido pela amplificação da pressão radioativa de uma onda eletromagnética propagada através de uma guia de ondas ressonante." Amém. Ou, como diriam os norte-americanos, "Truly rocket science."